segunda-feira, 20 de julho de 2009

Começaram as férias escolares e aumentam os problemas de ocupação dos longos dias de Verão, pelo menos para mim que tenho dois adolescentes desocupados durante 2,5 meses de Verão a tarefa não é fácil.... felizmente existem Instituições como a APPDA-Lisboa que os recebe durante o mês de Julho numa Colónia de Férias que é do grande agrado deles e do nosso (pais).
Os meus Alex e Xico lá estão este mês, devo dizer que é um dos locais para os quais eles se levantam e despacham para sair de casa sem "reclamar".
A Colónia tem um programa muito semelhante em termos de actividades ao longo dos dias, penso que eles agradecem porque gostam de rotinas. Todos os dias dão um passeio de manhã, de 2ª a 4ª os passeios são a um local que se repete no mesmo dia em todas as semanas, à 5ª ficam a jogar jogos tradicionais na APPDA e à 6ª, véspera de fim-de-semana fazem um passeio mais longo e sempre a locais diferentes. Nas tardes vão às oficinas de cerâmica e de música, onde desenvolven um trabalho de aprendizagens novas que dão os seus "frutos" ao longo de 1 mês de trabalho. Depois das oficinas, para relaxar têm um merecido banho de piscina que eles adoram, os meus especialmente pois são sempre os últimos a sair da água. Segue-se o lanche e a despedida para ir para casa.
Mesmo sendo esta uma actividade que os meus filhos repetem todos os anos, a 1ª semana é sempre o período mais complicado, este ano não foi diferente, mas depois de uns beliscões, umas mordidelas e uns "não quero", dá gosto vê-los ocupados, satisfeitos e a produzirem coisas fantásticas..... às vezes penso que este era o modelo ideal para uma escola para jovens com autismo, mas os recursos necessários são incomportáveis para reproduzir este modelo 11 meses por ano, quem sabe um dia... vou continuando a sonhar, porque como dizem O SONHO COMANDA A VIDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário