terça-feira, 15 de setembro de 2009

"Vestidos com Arte"


Elaborando a ideia num "croquis"

Cortando os moldes da peça de roupa imaginada.

Pintando com canetas de tecido a peça de roupa.


Coser, colocar bolsos, fazer o acabamento.

No final a apresentação dos "modelos" à família
Esta sequência de imagens tem o sabor da partilha.


Durante uma semana teve lugar a oficina "Vestidos com Arte" no espaço do IDEIA.PT, um projecto de intervenção local (Progride) em Vila Nova de Paiva (Viseu). Respondemos ao desafio de Claúdia Sousa, animadora socio-cultural do projecto, estruturando uma oficina dedicada às necessidades educativas especiais, que decorreu de 31 de Agosto a 4 de Setembro. Eu e a Tânia Franco (figurinista) já tinhamos feito esta oficica no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, com bastante sucesso; agora trabalhar com estas pessoas especiais foi uma experiência muito forte e gratificante!

Durante aquela semana os nossos amigos pensaram e desenharam as suas ideias, o croquis, fazendo surgir calças, vestidos, calções, lenços e até uma garvata. Cortaram os moldes e experimentaram um pouco da máquina de costura. Depois pintaram com canetas e tinta para tecidos as suas peças de vestuário. No final, teve lugar uma passagem de modelos bem divertida para um público de Pais, amigos e tecnicos.

Foram uns belos dias aqueles que passámos em Vila Nova de Paiva junto destes amigos e da equipa do IDEIA.PT, um projecto que urge continuar.

4 comentários:

  1. Miguel, mas que ideia tão interessante que tiveram, em colocar estes nossos amigos a criar peças de vestuário e no final, desfilar as próprias criações! Maravilhosa ideia!
    Agora, lembrei-me de repente, que num dos últimos domingos, assisti no programa CONSIGO da RTP2, a uma reportagem, se não me engano em Londres, de uma firma que procurava manequins com deficiências físicas, as quais não eram escondidas nas reportagens fotográficas, pelo contrário. E que manequins!
    Se eu tivesse algum dinheiro disponível, gostava de criar uma empresa deste género, cá em Portugal.
    Parabéns a toda essa maravilhosa equipa, que proporcionou com toda a certeza, momentos verdadeiramente inesquecíveis aos nossos amigos.
    Um beijinho e continuem assim!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria muito de promover esta oficina com os nossos meninos, sabendo que os tempos são diferentes, com a necessária adaptação do formato a apresentar... para isso contaria com a colaboração dos Pais.
    Pode ser uma oficina independente, promovida por uma Associação, num local da definir.

    ResponderEliminar
  3. Miguel, quanto a mim, tem todo o meu apoio. Ajudarei no que estiver ao meu alcance, para que os nossos meninos e meninas passem por esta experiência de "criadores".
    O ego dos nossos amigos beirões, deve ter subido aos céus. Ainda bem!

    A Gulbenkian, só tem informações disponíveis quanto às próximas oficinas para crianças com necessidades educativas especiais, a partir do dia 6 de Outubro. Fico à espera.

    PAIS,
    AMANHÃ É DIA DE REUNIÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS NOSSOS FILHOS. NÃO FALTEM, P.F. É na AV. GAGO COUTINHO, Nº 90, EM LISBOA.
    LÁ NOS ENCONTRAREMOS!

    ResponderEliminar
  4. Olá Miguel
    O cuquedo tem sido um sucesso na Biblioteca De Castelo Branco, até a própria expressão é típica da beira "está com o cú quedo", já a minha avó me dizia, quando eu não parava.
    Vejo que tem um trabalho lindo, com meninos/as LINDOS/AS
    Beijinhos e felicidades...

    ResponderEliminar