sábado, 5 de dezembro de 2009

1ª Sessão do "Com Pés e Cabeça"

Miguel, Margarida, Mário e Ana,

Cheguei a casa com a minha alma lavada. Há algum tempo que não me sentia assim. E tudo graças à fabulosa sessão do "Com Pés e Cabeça"que vocês nos presentearam.
Vocês nem imaginam, como me senti bem, junto de vós técnicos e de todos os nossos amigos e amigas, miúdos e graúdos. Os mais novos, sempre fabulosos e puros, com as suas caracteristicas pessoais tão fascinantes, próprias e sinceras. Os mais velhos, no começo um pouco acanhados, mas depois, soltos, sorridentes, vibrantes, intensos, com o calor humano e a vivência que estavam a ter, com os seus pares e filhos dos pares.
Saí da vossa sessão, a transpirar alegria, prazer e admiração.

Penso, que a minha CILA, embora não tenha apanhado fisicamente todos os nossos circuítos e em grande parte, devido àqueles enormes espelhos, que ela tanto adora e manipula, também gostou da sessão, porque já no carro e a caminho da mercearia, onde iamos fazer compras, perguntei-lhe, se tinha gostado de estar na Gulbenkian e ela disse-me prontamente que: "sim e vi o Xico, o Alex, a Jéssica, a Joana, o Vasquinho, a Catarina e o João". Aqui está a prova, que a minha filha gostou da hora e meia que esteve debaixo do mesmo tecto com os seus pares, a ouvir as mesmas músicas, a ver as mesmas coisas, a dançar, a brincar. Saiu de lá a nomeá-los a todos, inclusivé a Catarina e o João, que ainda não conhecia. Quem lá esteve, apercebeu-se de algumas possíveis ausências da minha filha. Mas sobretudo nós os pais, devemos de acreditar que eles têm o poder de estar presentes, mas mostrando-se ausentes aos olhos de quem não conhece as pessoas com Autismo. Já tive provas com a minha filha, de momentos passados em determinados locais, onde ela se mostrava alheia à realidade actual, alí no momento, e depois, fora desse contexto, nomeava singularmente algo que tinha visto ou uma pequenina parte de alguma conversação que tinha ouvido. Então, não está ausente, mas sim, faz-se de ausente, estando presente.
Eu sei que é complexo, mas devemos de acreditar piamente, que os nossos filhos, seja lá, qual for a sua incapacidade, têm muitas competências próprias e conseguem mesmo nos surpreender em algumas ocasiões. Temos é também que ter os olhos e os ouvidos bem abertos de coração, aos seus mais pequenininhos sinais de partilha e presença.

BEM HAJAM, Miguel, Margarida, Mário, Ana, Luísa, Madalena, Xico, Alex, Carla, Sandra, Jéssica, Teresa, Vasquinho, João, Cecília, joão, António, Catarina e CECÍLIA.

Até daqui a 15 dias!

4 comentários:

  1. OLÁ ISABEL
    TUDO BEM DESDE ONTEM?
    O JOÃO ESTÁ NOVAMENTE COM A GARGANTA INFLAMADA,COM FEBRE E COMEÇOU A TOMAR ANTIBIÓTICO HOJE JÁ À TARDINHA PORQUE ASSIM QUE PASSAVA O EFEITO DO BEN-U-RON ÍA LOGO PARA OS 37.8º.
    DEIXOU DE TER OTITES PARA PASSAR A TER AMIGDALITES.
    OLHA ISABEL GOSTAVA DE SABER O QUE É "COM PÉS E CABEÇA" E A QUEM SE DESTINA.
    ESTRANHAMENTE AINDA NÃO FALEI DO NOSSO ENCONTRO DE ONTEM,MAS ADOREI,NO ENTANTO NÃO SEI SE POR SER MAIS VELHA SE SÓ POR TER CONTACTO COM UM DIFICIENTE PROFUNDO,ONTEM VI OUTRA FACE DA VIDA,UMA REALIDADE QUE EU DESCONHECIA,TER CONTACTO COM AS MÃES,OUVIR AS SUAS HISTÓRIA,PARTILHAR AS SUAS ANGUSTIAS,OS SEUS DESEJOS E ACIMA DE TUDO A SUA FORÇA PARA LUTAR.
    SÃO CASOS BEM DIFERENTES DA MAIORIA DOS VIRTUAIS COM QUE ME TENHO DEPARADO.
    ESPERO ESTAR À ALTURA DE PODER AJUDAR.
    BEIJOKAS

    ResponderEliminar
  2. Aproveito para responder...
    "Com Pés e Cabeça" é uma oficina destinada a "famílis especiais" como a da Isabel: Destina-se a Pais e filhos (e também Avós e Tias...)Tem lugar no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Cruza a abordagem das obras de arte expostas com expressão plástica e corporal, criando umentendimento para o visto e osentido dentro do Museu. Durante a semana acolhemos instituições e outros grupos organizados sendo as sessões de fim de semana dedicadas a vós.
    Nesta oficina trabalhamos o corpo partindo de algumas obras expostas.
    Mas o nosso trabalho com NEE não fica por aqui. Ver: http://www.camjap.gulbenkian.pt/Gallery/%7B1fa0999a-f3d8-4934-a13f-359402e743ab%7D/da40d90a-0e50-4f8b-a5e9-56b3f2aaa156.pdf

    ResponderEliminar
  3. Avó Isabelinha,

    Desejo sinceramente que o Joanito esteja bem melhor.
    Também eu fiquei muito feliz, por a Isabel e a sua nora, a Helena, terem participado na última reunião do PAIS-EM-REDE, pois como diz, assim teve a boa oportunidade de constatar diferentes faces da vida, diferentes realidades, mas também muita força de lutar.
    A Isabel e a Helena, de certesa que vão ser uns preciosos elementos do movimento PAIS-EM-REDE, pois mostraram muita garra, muita força para ajudar o próximo, mesmo que desconhecido e têm já muitos conhecimentos da nossa realidade.
    Quanto ao "Com Pés e Cabeça", ninguém melhor para o explicar, do que o nosso maravilhoso amigo Miguel Horta, assim como já o fez. Mas eu gostaria, de explicar como mãe especial que sou, a minha visão, para tu (e os nossos seguidores) ficarem a sentir mais um pouquinho o quanto estas oficinas são especiais para filhos e pais.
    No ano lectivo pessado, nós participamos em 2 oficinas para familias especiais, "Meu Rosto Teu" e "Retrato a Quatro Mãos" (daqui, vem o nome do blog que o Miguel criou, para os pais puderem após as oficinas, continuar a dialogar, a partilhar, a confraternizar).
    As oficinas costumam a ser aos Sábados e são compostas por 2 sessões com cerca de 1h30m, cada.
    Mas o mais importante nestas sessões, para além do trabalho feito pelos técnicos é o facto de ali pudermos estar à vontade, sem qualquer tipo de descriminação, ali somos todos iguais, ali estamos acompanhados por pares, sabemos o que eu, tu, ele, ela, sente, sentiu, anseia, ansiou. Ali pudemos libertar a nossa energia e arranjar forças para recarregar as nossas baterias. Já para não falar em algumas técnicas que aprendemos e nem imaginariamos que pudessem funcionar e produzir efeitos com os nossos miúdos e miúdas especiais. Ali estamos no céu, onde pudemos de igual para igual partilhar emoções, sentimentos e frustações. Não sei se me fiz entender, espero que sim.

    Isabel, beijinhos e as melhoras do joanito.

    ResponderEliminar
  4. Avó Isabelinha,

    Desejo que o nosso Joanito já esteja bom.
    Peço desculpa por só hoje lhe responder, mas como sabe andamos sempre a mil.
    Também eu gostei muito da 3ª reunião a que assisti, do Movimento PAIS-EM-REDE. E pode crer, que a sua participação e ajuda vão ser muito preciosas para o movimento, pois vê-se que é uma pessoa cheia de garra e força para lutar pelos direitos das pessoas com incapacidades.

    Quanto ao "Com Pés e Cabeça", o nosso querido amigo Miguel, já disse o que é, mas eu acrescento, que no tempo que estamos debaixo do mesmo tecto que esta equipa maravilhosa, somos todos iguais, ali sabemos que existimos, não somos ignorados, pelo contrário, estas fabulosas pessoas, criam e têm ideias a pensar precisamente nas nossas crianças e jovens especiais e em nós pais e familiares.
    Quando, saíu das sessões, venho com a alma lavada e sinto que a minha cecília também gosta, à sua maneira, mas gosta.
    É um espaço, onde se junta o útil ao agradável, pois aprendemos técnicas que podemos aplicar com os nossos cachopos em casa e ao mesmo tempo libertamos as nossas energias menos boas e recuperamos mais e melhores, pois ali, nós os adultos estamos com os nossos pares, assim como os nossos miúdos estão com os seus pares. Todos sabemos o que tu passas e passas-te, o que sentes e sentis-te, o que sofres e sofres-te, etc. Estamos de igual para igual, faço-me entender. Atenção que não nos estou a desvalorizar, pelo contrário, mas todos nós sabemos como é que a sociedade portuguesa ainda encara a deficiência, ou a diferênça, ou a incapacidade, ou o que lhe queiram chamar.

    Avó Isabelinha,
    Penso que este ano, já não heverão mais oficinas para famílias com necessidades especiais, mas sei que em Março ou Abril, vai haver outra vez o "Meu Rosto Teu".
    Procure no endereço que o Miguel disponibilizou. Eu mando-lhe por mail o telefone da Margarida Vieira, que é colega do Miguel e é quem procede às marcações. Normalmente não aceitam mais do que 6 a 7 famílias.

    Beijinhos e as melhoras do Joanito.
    Abraços para todos.

    GOSTAVA DE DEIXAR AQUI UMAS PALAVRAS PARA OS PAIS ESPECIAIS. Na minha opinião, algo tem que mudar em Portugal, quanto à forma como a deficiência é vista e tratada. E quanto a mim, devem ser os pais especiais, que devem em conjunto começar a trabalhar e a lutar por essa mudança, afinal, ninguém melhor do que nós, que sofremos na pele tudo o que diz respeito aos nossos filhos especiais, para trabalharmos em soluções que poderão vir a ser colocadas em prática.
    Por isso, continuo a solicitar a vossa adesão ao MOVIMENTO PAIS-EM-REDE, pois aqui estamos todos em sintonia, em rede, a trabalhar, a pensar , a lutar pelo mesmo, pelos nossos familiares e por muitos milhares de pessoa, que não têm quem lute e se preocupe por elas.

    PENSEM NISTO!

    ResponderEliminar