quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Com pés e cabeça.....

Começo por dizer que o nome foi mesmo bem escolhido, foi de todas as que frequentei a oficina de que eu mais gostei, bem sei que as oficinas não são feitas para nós os pais, são feitas para os nosso filhos especiais mas também um bocadinho para nós, imagino eu.
Penso que uma das formas especiais desta oficina que a fez funcionar tão bem, foi o facto de ter tido tantas pequenas actividades a completá-la, o que facilitou a participação dos nossos actores cujo tempo de concentração e atenção é muito curto. Não chegavam a ter tempo de se "fartarem" porque já estavam a saltar para outra actividade e todas elas tão diferentes... Parabéns à equipa e muito obrigada pela possibilidade que nos dão de partilharmos momentos de alegria com os nossos filhos e convosco.
Para os meus filhos que participaram em familia na 3ª oficina a evolução no saber estar e no conseguir participar é notória. Eu bem vi e senti o esforço que especialmente o Xico fez para se acalmar. Sem oportunidades como esta ele nunca teria a possibilidade de aprender a ser mais igual ao que se espera socialmente de um jovem da idade dele. Ele ganhou, eu ganhei e gostava de dizer que a comunidade também ganhou com esta competencia que ele está a adquirir.
Foi um óptimo presente de Natal!

2 comentários:

  1. Feliz Natal, para todos os estes meninos Especiais, que povoam as nossas vidas.
    E para os pais que a cada dia, têm necessidade de aprender mais sobre estes seres que preenchem os nossos corações...
    Bom Natal e Ano Novo com cada vez mais partilha
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Estas oficinas também são para os Pais. Acreditamos que o convivio com os outros pares pode gerar soluções para o dia a dia, para além do lado saudável da comunicação: há diferentes estádios de maturação e convívio com a realidade das necessidades educativas especiais, dentro de casa. Experimentam-se emoções diferentes quando em contacto com esta realidade ao longo da vida.
    Assim, quase que poderiamos dizer que "aquele Pai ou aquela Mãe ainda estão nesta ou naquela fase determinada". Vamos evoluindo de acordo com a realidade e a esperança de braço dado com a tenacidade, podem gerar mutações fantásticas.
    basta olhar para o Xico e ver a diferença.
    Importa estar atento a novas estratégias e soluções pedagógicas.

    ResponderEliminar