domingo, 2 de dezembro de 2012

MUSEU ABERTO: Mediar públicos com necessidades educativas especiais

Foto de Fernando Resendes
Curso de formação pedagógica
Desde 2006, com o programa de oficinas “Museu Aberto”, o Setor Educativo do Centro de Arte Moderna tem vindo a desenvolver um trabalho importante e continuado com populações portadoras de deficiência e/ou doença mental, numa lógica de trabalho que pretende alargar acessibilidades, promover o museu enquanto espaço inclusivo e reforçar a ideia de uma educação artística como parte integrante da formação completa de qualquer indivíduo – um princípio que se prende com o direito de cidadania.
Ao longo destes seis anos, o Setor Educativo do Centro de Arte Moderna tem assim desenvolvido trabalho com públicos muito diferenciados nas necessidades, desafios e exigências, e tem planificado e realizado um conjunto de oficinas criativas especializadas e diversificadas.
Estas oficinas, que partem da coleção e das exposições para descobertas e conquistas pessoais destes visitantes, complementando a experiência museológica com um trabalho oficinal, têm demonstrado que a capacidade questionadora da produção artística atual gera neste público respostas interiores e uma comunicação com evidentes reflexos terapêuticos e capacitadores de uma cidadania mais plena.
Este curso de cariz teórico-prático pretende apresentar, discutir e explorar algumas das estratégias e metodologias seguidas pela equipa de necessidades educativas especiais do CAM, estimulando os formandos a partilhar saberes, a adquirir ou diversificar ferramentas para uma melhor caracterização e um melhor conhecimento destes visitantes, a abordar diferentes metodologias de intervenção, a experimentar alguns exercícios de oficina, e a esboçar propostas de trabalho com estas populações.
Uma formação dirigida a professores, terapeutas, mediadores culturais e a todos os educadores que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar com estes públicos.
Coordenação
Marta Vidal
Conceção e orientação
Margarida Vieira, Miguel Horta

O curso realiza-se nos dias 16, 23 e 24 de fevereiro de 2013. No sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30m. No domingo das 10h00 às 13h00 (com a duração total de 15h). O bilhete da primeira sessão é válido para os dois dias e meio do curso.
O curso está creditado para os docentes do Ensino Especial dos grupos de docência 910, 920 e 930 de qualquer grau de ensino - 0,6 créditos - ao abrigo do protocolo com os Centros de Formação de Escolas António Sérgio, de Lisboa e Centro-Oeste, das Caldas da Rainha. Para estes casos, o curso requer inscrição prévia para o número de telefone 217 823 476 ou para o email descobrir@gulbenkian.pt. Quem não desejar creditação pode adquirir os bilhetes nas bilheteiras da Fundação ou pelo telefone 217 823 700

Sem comentários:

Enviar um comentário