segunda-feira, 17 de agosto de 2009

30 de Agosto na SIC

Olá amigos grandes e pequenos!

Desejamos que estejam todos bem!
Como a colónia onde a Cila andou, já acabou e foi motivo de gravações por parte da SIC, quero convidar-vos a todos, para assistirem à "Grande Reportagem" da SIC, no dia 30 de Agosto (é um domingo), logo depois do Jornal da Noite. O nosso "HINO À DIFERENÇA" vai passar também!
Podem divulgar pelos vossos contactos, pois é fundamental que cada vez mais pessoas aprendam a aceitar, a viver e a sensibilizar-se com esta realidade, que são as NEE (Necessidades Educativas Especiais).
A Cila adorou participar na colónia, pelo 3º ano consecutivo. Via-se nela, que andava feliz e contente. Nos relatórios diários e escritos que os monitores me entregavam, as participações são constantes e as evoluções notórias, sobretudo na natação e em algumas áreas da psicomotricidade. O jardim da colónia é que ficou marcado negativamente para a Cila, porque um edíficio que dá para o jardim, está a ser sujeito a obras. Obras - Barulhos; Barulhos - crises para a Cila. Mas mesmo assim, os monitores já por fim, conseguiram dispersá-la com mais facilidade daquele "monstruoso problema" que são alguns barulhos, para a minha filhota. A colónia fez-lhe muito bem nos aspectos que já frisei, mas também a deixou mais disperta para os barulhos, outra vez. Anda completamente atenta a todos os ruídos, nada lhe passa em vão! Chamando-me sempre atenção: "não é foguetes"; "não é blekendeker"; "não é motas"; "o senhor já guardaou no saco", etc.
Já passava pelas obras da alta de Lisboa (que temos quase ao pé de casa) sem qualquer disturbio e agora, quando sai do carro, tapa os olhos para não ouvir os barulhos. É isso mesmo e é curioso! Porque é que será que ela tapa os olhos, se é o ruído que lhe costuma causar impressão? Aconchega-se a mim, encostando-se e lá vem colada a mim, mas com os olhos tapados, até chegarmos à entrada do nosso prédio. Aí, começa a subir as escadas, mas já como se nada tivesse acontecido! Ainda não achei explicação para esta atitude!
Tenho reparado, que o nosso blog anda pouco frequentado e fico um pouco triste, afinal, quando andámos no "Meu Rosto Teu" e no "Retrato a 4 Mãos" tudo indicava que iriamos continuar a dialogar e trocar ideia e comentários! Se bem que agora estamos numa época de férias, mas mesmo assim, no final das nossas maravilhosas reuniões, achei que iriamos ficar com contactos mais constantes. Sei como todos vós que o tempo é um grande adversário, pois corre e nós mais do que ninguém precisamos muito dele, mas um contactozinho de vez em quando, penso que deve fazer bem! Pelo menos a mim faz-me, saber notícias vossas e dar-vos a conhecer notícias da Cila. Desculpem o meu comentário, mas é o que sinto!

Miguel, não consegui tudo o que queria, com a M80, em relação aos antecedentes do HINO. Apenas me enviaram a gravação da divulgação da vencedora. Não me enviaram o meu mail de participação e eu apaguei-o logo a seguir ao envio, pois nunca pensei que o John Watts, viesse a escolher o meu tema! Diga-me alguma coisa, se o material que tenho serve ou não, para o que estava a pensar em relação ao HINO. Bem haja e beijinhos nossos.

Beijinhos e abraços para todos da CILA e meus.

10 comentários:

  1. A hipersensibilidade ao som exessivo é também um dos traços que consegui identificar nalguns dos nossos meninos.
    Porém, a escolha de músicas suaves ou divertidas pode funcionar como adaptabilidade ao universo sonoro. Bach funciona sempre bem... ou os trechos curtos para instrumentos de sopro de Vivaldi. Tenho um pequeno conjunto de histórias sonoras gravadas com ajuda do músico Marco Franco que podem ajudar. São uma espécie de adivinha sonora onde não existe nenhuma referência à lingua Portuguesa. Os ouvintes constroem a história de acordo com seu universo interior...
    Poderiamos fazer esta experiência um dia...

    Quanto á participação dos outros companheiros: não posso fazer nada...
    Sei que este Blog já foi lido por muita gente com o mesmo campo de envolvimento...

    A nova temporada das "Oficinas Museu Aberto" está aí: não se esqueçam de participar e divulgar.

    Beijos para todos.

    ResponderEliminar
  2. Miguel, tenho a certeza que a Cila iria gostar de participar nessa experiência musical do seu conjunto de histórias sonoras, pois ela gosta muito de música.
    Quanto à música clássica, nunca tinha pensado nisso, por incrível que pareça, mas vou experimentar desde já e depois logo direi qual foi a reacção da minha filhota.

    Quanto à nova temporada das "Oficinas Museu Aberto", vou tratar de sondar na net e claro está divulgar.
    Espero e desejo sinceramente que nos encontremos em breve, nessas sessões maravilhosas que tão bem fazem aos nossos miúdos e a nós pais também.

    Bem haja Miguel, por mais estas preciosas dicas!
    Beijinhos da Cecília e meus.

    ResponderEliminar
  3. Olá.Adorei ver a reportagem da sic.Através dela descobri o seu blog. Sou mãe do João de anos,também ele autista.O nosso blog é www.geracaoxupeta.blogspot.com
    beijinhos

    Lena

    ResponderEliminar
  4. Depois da reportagem da sic encontrei este cantinho que prometo seguir com atenção.
    SOu avó do João a quem foi diagnosticado PEA aos 18 meses.
    Gostei muito da reportagem,mas como todas soube-me a pouco.
    A Cecilia é linda, e a mãe pareceu-me uma mulher determinada.
    Penso que poderei aprender muito convosco.
    Boa noite

    ResponderEliminar
  5. Cara Lena,
    este Blog não é meu, apenas sou o "administrador" por uma questão prática; Ele pertence a todos (como nós) que acreditam na comunicação entre as famílias numa realidade tão particular como esta.
    Este Blog tem o sentido da ágora onde se trocam ideias, receios e reflexões, sabendo que as soluções se constroem aos poucos, todos os dias.
    O seu contributo e partilha pode ser muito importante...talvez uma pequena ideia possa trazer uma solução real numa das nossas famílias.
    A ideia é alargar este forum a um número maior de contributos.

    ResponderEliminar
  6. Cara Isabel Santos,
    É tão bom escutar a voz de uma Avó! Sabemos que a família alargada tem uma importância fundamental na gestão diària desta realidade.
    A Mãe da Cecília é mesmo uma Mulher determinada!
    Esperamos Vê-la por aqui mais vezes, dando voz à sua opinião. Existem situações reais e oportunidades de aprendizagem (o momento pedagógico)que podem ser potenciadas com o contributo de outras famílias que têm o mesmo problema poisado nas suas mãos...

    ResponderEliminar
  7. Isabel
    Agradeço o envio da musica que é uma maravilha.
    que bom ter tido esta ideia.
    Espero que a cecilia esteja a gostar da escola.
    Sempre que haja algo de importante a partilhar cá nos encontramos.
    Un obrigado também ao miguel horta pelas suas palavras de apoio.
    Um beijinho para todos

    ResponderEliminar
  8. Avó Isabel:
    Andei lá pelos seus "blogs tranquilos" e não pude evitar comover-me...

    ResponderEliminar
  9. Isabel, fico feliz que tenha gostado do NOSSO hino. É maravilhoso!
    Desculpem-me, mas hoje embora esteja com ideias, não estou a conseguir expressa-las.
    Vou-vos apenas deixar aqui o link: http://www.teatro-tivoli.com/, para entrarem e quem sabe irem assistir a este espectáculo "HUMOR PELO AUTISMO". Eu vou tentar ir.

    Beijinhos
    Isabel Barbosa

    ResponderEliminar
  10. Isabel sou a Pipa voluntaria da colonia em 2007 lembra-se de mim de noticias deixo o meu email primalita@hotmail.com!
    tenho muitas saudades da cila

    ResponderEliminar