domingo, 29 de novembro de 2009

Epilepsia na Escola

DVD Epilepsia na Escola ensina profissionais de educação a lidar com as crises epilépticas dos alunos. Este projecto – “Epilepsia na Escola”, surgiu com a constatação das dificuldades enfrentadas por pais e familiares de crianças com epilepsia na procura de uma escola onde os seus filhos possam estar integrados e lhes seja dada a resposta adequada face a ocorrência de uma crise epiléptica. O DVD pretende fornecer informação a professores e auxiliares de educação e potenciar a adaptação psicossocial dos alunos com epilepsia, estando também disponível a todas as famílias que o solicitem. Perante a ausência de recursos pedagógicos nesta área em Portugal e no resto da Europa, o DVD “Epilepsia na Escola” aborda um conjunto de temas: as epilepsias mais comuns na infância e na adolescência, os procedimentos de auxílio, conselhos para lidar com as crises epilépticas na sala de aula e o seu impacto na turma, na aprendizagem e nas actividades físicas e de lazer. Este recurso servirá de apoio às várias acções de formação no contexto escolar a implementar no presente ano lectivo a pedido dos vários estabelecimentos de ensino. Mais informação contacte-nos! EPI Lisboa:Rua Carlos Mardel, nº 107, 3º A, 1900-120 LisboaTelefone: 21 847 47 98 epilisboa@epilepsia.pt

2 comentários:

  1. É uma excelente ideia. Todas as escolas deviam ter um DVD desses.
    Digo isto porque todos que não conhecem as doenças, sempre se assustam. Eu própria por desconhecimento assusta-me a epilepsia, mas acredito que ao informar-me melhor, sobre o que fazer, o que esperar, etc, possa encarar com mais ligeireza. Para professores é fundamental, para informar, ensinar provavelmente a actuação correcta e fazê-los sentir mais à -vontade e confiantes perante os alunos epilépticos.
    Nada pior que um professor nervoso e hesitante num momento que se espera que seja uma ajuda.

    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Já tive uma situação destas numa "visita" ao Museu. Valeu-nos a professora que agiu com naturalidade e carinho: aprendemos todos!

    ResponderEliminar