segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Programar para a diversidade

O Programa Descobrir esteve presente no Seminário do GAM (Grupo para a acessibilidade dos museus) numa comunicação feita por Margarida Vieira e Miguel Horta. Foi um dia proveitoso e definidor. é importante partilhar o conhecimento com os colegas de outros museus. aqui fica o texto que definiu a ordem dos trabalhos no Seixal:
 
"Num mundo cheio de oportunidades, mas também com muita exclusão social, programar para TODOS e criar espaço para a interação de TODOS, deve ser uma das grandes preocupações da programação dos museus. Neste seminário falaremos sobre legislação e a sua importância na criação de acessibilidades e em pontes de comunicação, que nos podem levar ao encontro de uma maior diversidade de públicos. A forma como se pode fazer fluir a comunicação entre os diferentes públicos, tendo como pretexto as coleções e acervos dos museus.
Criando um formato um pouco diferente dos anteriores seminários, com a introdução de uma mesa redonda, queremos ir mais longe, ouvindo as opiniões de todos os interessados sobre a programação que temos disponível e aquela que gostaríamos de ter, a que nos faz falta e a que pode preenche as nossas necessidades. Opiniões que queremos registar à guisa de recomendações e que divulgaremos amplamente, na expetativa de que sejam um auxiliar válido na tarefa de programar. Teremos exemplos de boas práticas em museus em Espanha e Portugal e abriremos a porta a outras programações artísticas, que muito enriquecem o panorama cultural e educativo do nosso país."

Sem comentários:

Enviar um comentário