segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reflexos e reflexão

No seguimento da intervenção “Reflexos” que desenvolvi em conjunto com Cláudia Sousa durante esta última semana no Ideia.pt (Progride – Vila Nova de Paiva) surgem algumas reflexões, quando se anuncia o fim do projecto para o final deste mês. Muitas foram as iniciativas desenvolvidas junto destes jovens com necessidades educativas especiais, ficando as famílias numa expectativa criada por novos horizontes. Agora termina sem que as instituições no terreno se tenham articulado para a continuidade do apoio a estes jovens. Mais ainda, fica por realizar uma segunda fase que me pareceria natural neste projecto: o trabalho com os pais, maioritariamente de meio rural. Entre os jovens com quem tive o prazer de trabalhar, alguns são claramente “socialmente úteis”, sendo recomendável que se inicie, quanto antes, o processo de integração no mundo do trabalho, com reflexos imediatos na auto-estima destas pessoas. É preciso continuar a desenvolver as capacidades destes jovens e encontrar soluções locais práticas para o apoio a estas famílias; o que não parece difícil graças à dimensão do meio e a existência de diversas instituições espalhadas pelas aldeias. Aqui fica, em jeito de partilha com os pais do “4 Mãos” uma realidade bem distinta desta nossa, urbana.

2 comentários:

  1. Assim de forma intempestiva, uma ideia estranha:
    "Alguns dos jovens são claramente "socialmente úteis". Entendo isto como "têm competências para integrar o mundo do trabalho, desde que devidamente acompanhados por técnicos competentes".
    Socialmente úteis são todos, e cada um deles, parece-me é que às vezes, a utilidade da sociedade para estes jovens é relativa, impedindo-lhes um desenvolvimento e participação crescentes.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo rigor do teu comentário: concordo. Por isso coloquei entre aspas esta terminologia que últimamente se vem aplicando para caracterizar os jovens que têm competências para integrar o mundo do trabalho...

    ResponderEliminar