domingo, 27 de setembro de 2009

Ler


Quem lê está está sempre em vantagem no momento da partida, nesta corrida que é viver. Gostaria de lançar o debate em duas direcções:
-Que livros para os nossos meninos e meninas especiais?
-Que livros para os Pais destes nossos anmigos especiais?
Com este vosso contributo poderemos acrescentar a nossa lista de leituras. Não se esqueçam de indicar se o livro é dedicado aos nossos meninos. se a vocês, Pais.
Pelo meu lado começarei a sugerir alguns títulos infanto-juvenis que considero bons aliados à tarefa.
Ficamos à espera de sugestões...

8 comentários:

  1. Miguel, mais uma boa ideia!
    Eu sou apaixonada por leitura. Tenho uma mini biblioteca em casa e já estou a fazer o mesmo para a Cecília. Ela adora livros. Apesar de ter uma motricidade fina muito presa, desde pequenina que lhe admirava a forma como desfolhava os livros, pois sempre o fez com perfeição, com os seus compridos e belos dedos. Em casa, desde sempre contou histórias em ecolália, para a reduzida plateia. Agora, que a sua expressão verbal, está a ficar aos poucos mais completa, já vai contando mais perceptivelmente, a história contida no livro que tem em mãos e a qual já é ouvida, não com ouvidos de descodificadora, mas com ouvidos de percepção. E é tão bom, quando a Cecília, já vai descrevendo sozinha as imagens do livro, por suas palavras e como me chama a atenção dos pequeninos pormenores contidos nos desenhos.

    Agora por falar em pormenores, vocês sabem qual foi a resposta que a minha filha me deu, quando no seu 1º dia de escola, lhe perguntei, como é que correu o teu dia na escola, filha? Claro que não sabem, mas vou-vos dizer: A professora estava sentada numa cadeira GRANDE e os meninos como são pequeninos, estavam sentados em cadeiras PEQUENAS! ESPECTACULAR, eh!!!!

    Bem, Miguel, vou pesquisar em casa nos meus livros sobre a Síndrome do Autismo, os que eu mais gostei, para os aconselhar. O mesmo farei em relação aos livros da Cecília.

    Pais, lembrem-se que, não existe melhor terapia para o fim de um dia cansativo para nós e para eles, do que nos deitarmos ao pé dos nossos filhos, acabadinhos de tomar uma banhoca, a cheirar a eles próprios, do que lhes ler suavemente, pausadamente, baixinho e com entoação na voz, uma história para crianças.É espectacularmente calmo e um momento único, só de nós os dois. E para acabar, um grande beijinho de boa noite, na testa suave.

    Um beijinho também para todos VÓS.

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos
    Aceitando o desafio do nosso GRANDE AMIGO MIGUEL, aqui vai a lista das minhas sugestões de leitura, para os pais, por ordem das minhas preferência:

    LIVRO: Autista, quem...?Eu? (baseado num caso real)
    Autora: Ana Martins
    Editora: Livros e Livros

    LIVRO: Uma menina estranha (baseado num caso real)
    Autoras: Temple Grandin e Margaret Scariano
    Editora: Companhia das letras (brasileira)

    LIVRO: Nascido num dia azul (baseado num caso real)
    Autor: Daniel Tammet
    Editora: Estrela polar

    LIVRO: Uma outra maneira de ser (ficção, mas mt interessante)
    Autora: Elizabeth Moon
    Editora: Editorial presença

    LIVRO: Mamã, aquilo é um ser humano ou um animal?
    Sobre hiper-selectividade e autismo
    Autora: Hilde de Clercq
    Editora: Intermedia books

    LIVRO: Os filhos do afecto (baseado em casos reais)
    Autora: Torey Hayden
    Editora: Editorial presença

    LIVRO: O menino e o cavalo (baseado num caso real)
    Autor: Rupert Isaacson
    Editora: Caderno

    LIVRO: Portas entreabertas (baseado num caso real)
    Autora: Yvonne Meyer Falkas
    Editora: Plexus (brasileira)

    LIVRO: Autismo e familia (baseado num caso real)
    Autora: Maria Stela de Figueiredo Avelar
    Editora: Edusc - Editora da universidade do sagrado coração (brasileira)

    Existe ainda o livro "Um antropólogo em marte" de Oiver sacks, relacionado também com o autismo, mas este é extremamente dificil de encontrar, porque já não é reeditado há muito tempo. Mas tenho lido muitas criticas a esta raridade. Gostava de o ter. Se alguém o tiver!...

    Bem, acho que já têm aqui bastante com que se entreterem, aprenderem, vivenciar, etc.

    Beijinhos e abraços e até às próximas sugestões, mas desta vez, infantis!

    ResponderEliminar
  3. Um bom conjunto de sugestões! Já me tinham falado de "Nascido num dia azul": uma jovem do 10º ano...
    Mas ainda não li.

    ResponderEliminar
  4. Mas vale a pena ler, Miguel, pois é extremamente interessante. Trata-se de um caso de um jovem Asperger, que embora passe por situações muito difíceis, consegue viver e conviver com a sua sindrome. Esta manifesta-se de uma maneira fora de série, incrivelmente espectacular, quase inacreditável, mas este caso é verídico. E mais não digo, para não tirar o entusiasmo.
    Ainda não consegui reunir as sugestões infantis, pois o tempo é muito pouco, mas não estão esquecidas.
    Beijinhos e até à próxima.

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me de desfazer um erro ortográfico importantíssimo. No comentário que fiz, com as sugestões a livros para pais, a determinada altura, falei numa raridade de livro que se chama "Um Antropólogo em Marte" de OLIVER Sacks e não Oiver, como mencionei por engano.
    Está desfeito o erro.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Ora muito bem, como o prometido é devido, aqui vai a lista dos livros infantis de que a Cecília mais tem gostado. Talvez os vossos filhos e familiares mais novos, possam ser críticos em relação às escolhas da minha filhota. Aqui vão eles:
    Quando era um pouco mais pequena, gostava muito do:
    LIVRO: "Amadeus está feliz"
    EDITORA: Porto Editora

    Agora, não larga:
    LIVRO: "Quando estou doente"; "Os pais" e "O meu aniversário
    EDITORA: Círculo de Leitores

    LIVRO: "O segredo do sol e da lua"
    AUTORAS: Graça Breia e Manuela Micaelo
    EDITORA: Editora Cercica

    LIVRO: "O gato gatão poeta de profissão"
    AUTORA: Graça Breia
    EDITORA: Editora Cercica

    LIVRO: "Uns óculos para a Rita"
    AUTORA: Luísa Ducla Soares
    EDITORA: Civilização

    Para encomendas na Editora Cercica: paulorosario@editoracercica.com

    Espero que os vossos pequenos e pequenas, gostem das sugestões da Cecília.
    Fiquem bem e beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bom...agora vou tratar de ler, para poder fazer uma apresentação dos livros no nosso ponto de vista especial (o das famílias...).

    ResponderEliminar
  8. Olá Miguel
    O cuquedo tem sido um sucesso na Biblioteca De Castelo Branco, até a própria expressão é típica da beira "está com o cú quedo", já a minha avó me dizia, quando eu não parava.
    Vejo que tem um trabalho lindo, com meninos/as LINDOS/AS
    Beijinhos e felicidades

    http//quemcontaumcontosoueo.blogspot.com

    ResponderEliminar